Pets contribuem para redução do estresse

Boris e Mel, dois cães da raça Golden Retriever, que participam do Programa de Humanização do Hospital Beneficência Portuguesa (HBP), são a prova de que a pet terapia é um grande aliado no tratamento de pacientes internados, que à visita da dupla se mostram felizes e especialmente confiantes.

Bastam alguns minutos de contato com a dupla para ficar evidente a transformação, não apenas no semblante do paciente, mas do ambiente e de todos que nele se encontram. Na última visita dos cães, até a equipe de uma emissora de TV que gravava no local, viveu a transformação causada pelos pets. Como crianças, a exemplo dos demais que tiveram contato com os animais, abriram o sorriso e se entregaram às emoções que o afeto de Mel e Boris provocam.

Comprovadamente a visita dos cães altera a rotina do HBP. O presidente da instituição, Ademir Pestana, faz questão de recepcionar a dupla, que segundo ele transmite uma energia positiva e de bem estar. A interação afetuosa com os cães acontece pelos corredores e alas de internação, onde pacientes e acompanhantes reagem com alegria, carinho e palavras que traduzem a liberação de substâncias associadas ao bem-estar, como por exemplo: ”Meu Deus, parece que estou no paraíso”; “Que alegria, estava brava por ter sido internada, agora estou agradecida”. Fotos, vídeos, e todos querem registrar o momento ‘pet alegria’, organizado pelo Setor de Humanização do hospital, ação que terminou com a visita de Mel e Boris à Administração. A próxima visita da dupla está marcada para dia 14, às 14h30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *