Que o sino da vitória badale todos os dias

As histórias de superação se sucedem a cada dia, especialmente na vida de mulheres guerreiras, anônimas, espalhadas por todo o universo sem que tomemos conhecimento. Mas elas estão em todos os lugares, lutando com forças que não sabemos de onde conseguem tirar para prosseguirem na perspectiva de cumprirem sua missão. 

       E nesta manhã de quinta-feira (31), no encerramento da programação “Outubro Rosa”, na Sociedade Portuguesa de Beneficência, elas, guerreiras em tratamento contra o câncer de mama ou que já passaram por ele, estavam ali, firmes e fortes, sorridentes e confiantes na vida porque a vitória elas já conhecem ou estão prestes a alcançar. 

      Acompanhadas de parentes e amigos eram só alegria por celebrar mais um dia, mais uma vitória ao som dos sinos, cujo poder de purificação é sabido e reconhecido no mundo, independentemente de crença. 

      Ao som do Handdbells Brasil, coral de sinos, regido por Bruna Marinho, uma plateia animada e confiante na vida, marcou o encerramento do Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama.

       A programação do dia começou com a palestra “Mitos e verdades sobre o câncer de Mama”, com Dra. Herbeni Cardoso Gomes (radioterapeuta, oncologista e psiquiatra), radioterapeuta do Serviço de Radioterapia da Beneficência Portuguesa de Santos) que falou sobre a importância da prevenção, mitos e verdades sobre a doença.

      Na sequência, a premiação à autora da narrativa “Sua história vale uma viagem”, histórias de superação enviadas pelas pacientes em tratamento no Serviço de Oncologia da Beneficência (exclusivo para mulheres em tratamento na Beneficência), cuja vencedora foi Maria das Dores Moura da Silva, que passará um fim de semana no Parque Maeda (Itu), oferecido pela agência “Trem da Alegria Viagens” com direito a dois acompanhantes. (Seu relato de superação foi analisado com os demais enviados, por uma comissão formada por colaboradores na Beneficência Portuguesa, alheios ao Serviço de Oncologia).

     Ao final, a apresentação do Handbells Brasil, sob a regência de Bruna Marinho, que encantou e interagiu com o público e o fez tocar os sinos em compasso musical junto com os músicos do coral. A jovem pianista Bruna Marinho, de Cubatão e seus músicos encantaram a plateia, especialmente os que participaram da audição musical “tocando’ o sino ao compasso regido pela maestrina, como o presidente da Beneficência, Ademir Pestana. O Handbells se apresentou com Bruna Marinho, Fabiany Lindes, Luiz Carlos Santos, Raicza Victória, Thalita de Paula e Matheus Passos.

      A programação que a exemplo dos dias anteriores contou com a presença de diretores da Beneficência, teve sorteio de brindes e o tradicional coffee break . E no encerramento, uma visita à galeria de fotos com as participantes do Desfile da Superação realizado no primeiro dia do evento.

– A programação iniciada no último dia 28, foi a seguinte:

Dia 28 – Local: Salão Nobre
11h00 – Abertura
11h15 – Desfile da Superação com a participação de pacientes do Serviço de Oncologia
12h15 – Palestra com a Psicóloga Aline Cristine Ferreira com o tema “Tenho câncer… e agora”
12h50 – Depoimento da enfermeira Joseni Castilhiano
— Sorteio de brindes —
13h – Encerramento com Coffee Break

Dia 29/10 – Local: Salão Nobre
11h00 – Abertura
11h30 – Palestra: “Uma experiência que alerta!!!” com Tati Derbedrossian (Conselheira Tutelar da Zona Leste de Santos/ex-paciente do Serviço de Radiologia da Beneficência Portuguesa)
12h15 – Presença da ONG Tchau Dodói
— Sorteio de Brindes —
12h30 – Encerramento com Coffee Break

Dia 30/10 – Local: Capela Santo Antônio
16h – Missa em Ação de Graças, com o Padre Gilson A. Prates e palestra com a Dra. Sueli Monterroso da Cruz sobre prevenção ao câncer de mama
Encerramento com Coffee Break (Terraço)

Dia 31/10 – Local: Salão Nobre
10h00 – Abertura
10h15 – Palestra com a Dra. Herbeni Cardoso Gomes
10h45 –  Premiação do concurso  “Sua história vale uma viagem” exclusivo para pacientes do Serviço de Oncologia da Beneficência Portuguesa”

Apresentação do Coral Handbells Brasil (Coral dos Sinos)
11h40 – Sorteio de Brindes
12h – Encerramento com Coffee Break (Terraço)

–  Exposição Fotográfica do Desfile da Superação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *