Radioterapia infantil
Princesa da força à jovem em aventura nada congelante

     Acompanhada de familiares e muito tímida, ela chegou ao Serviço de Oncologia da Beneficência Portuguesa para a primeira sessão de radioterapia. Apesar de toda orientação que recebera, N.Z.M. de 16 anos, se mostrava insegura, afinal, mesmo sendo fã da Princesa Elsa do filme “Frozen. Uma aventura congelante” é apenas uma jovenzinha que logo começaria um tratamento radioterápico para combater um tumor de sistema nervoso cerebral. Mas, eis que em meio àquelas pessoas de semblantes amorosos, acolhedores, avistou a figura que já lhe era familiarmente encorajadora, a médica Herbeni Cardoso Gomes (oncologista e radioterapeuta) que a acompanhará nas 31 sessões prescritas para seu tratamento.

     A partir de então, uma sucessão de surpresas contribuíram para acalmar o coração daquela mocinha, que foi recepcionada com a trilha sonora do filme, Let it Go (Livre estou) na voz da cantora Elisa Martins que emocionada, dividiu o canto com ela, nossa protagonista, arrancando aplausos e provocando lágrimas nos presentes, entre eles, o presidente da Beneficência Portuguesa, Ademir Pestana. A emoção não deu espaço para que pessoas com vozes embargadas, tecessem qualquer comentário, especialmente quando a jovem recebeu uma máscara personalizada com a imagem da sua princesa predileta.

     De repente não era mais N.Z.M. a nossa protagonista que estava ali, porque aos poucos ela foi incorporando a sua personagem favorita e determinada como a princesa Elsa, seguiu, não para uma aventura congelante como no filme, mas para o tratamento rumo a vitória contra o tumor.

     Radioterapia infantil – A Beneficência Portuguesa de Santos, referência no atendimento médico-hospitalar na Baixada Santista, é o único hospital da região a oferecer tratamento radioterápico pediátrico, atendendo particulares, planos de saúde e SUS. Antes, para a realização desse tratamento, pacientes da região precisavam se deslocar até a capital.

     Dra. Herbeni Gomes, responsável pelo tratamento infantil na Radioterapia, apesar da larga experiência como oncologista, diz que não há como não se emocionar com a entrega do paciente infanto/juvenil. “Tratar uma criança é sempre mais delicado para toda a equipe multiprofissional que atende no setor e sentir que ela confia na gente é emocionante. E na busca de formas para tornar o tratamento mais humanizado, a criação de máscaras personalizadas com a imagem da personagem favorita da criança e do adolescente, foi uma alternativa”.

     A especialista explica que o tratamento radioterápico em tumor no sistema nervoso central exige imobilidade durante a sessão, situação nada fácil para a criança e a máscara imobilizadora com a personagem preferida, moldada no formato do rosto do paciente oferece encaixe perfeito, para que ela fique sem se mover durante a radioterapia.

     Para facilitar e principalmente para reduzir a espera pelo tratamento, o Serviço de Oncologia da Beneficência Portuguesa, mantém para a Radioterapia geral (adulto e criança), horário estendido das 5h30 à 1h30, ou seja, o setor funciona durante 20 horas (quatro turnos) para melhor atender à população. A recepção à jovem N.Z.M. a nossa Princesa Elsa foi preparada pela Coordenação de Humanização do hospital. Mais informações sobre o funcionamento da Radioterapia pelo telefone 2102-3434 ramal 3471

Jovem com a máscara imobilizadora pronta para a sessão de radioterapia

Cantora Eliza Martins em dueto com a paciente, canta o tema do filme Frozen..

Paciente surpresa com a máscara de sua personagem favorita

Ao lado da médica Herbeni, confiante, caminha nossa princesa.

2 comentários em “Radioterapia infantil<br>Princesa da força à jovem em aventura nada congelante”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *