Selecionando destaques

      Poderíamos iniciar esta matéria citando alguns nomes, situações, eventos realizados nos últimos dias na Beneficência Portuguesa, como sempre, com total envolvimento dos colaboradores dos mais diferentes setores que destacam a importância das ações voltadas para eles. No entanto, optamos por relacionar apenas o que os colaboradores consideraram Destaques do Mês. 

             As ações relacionadas no “Destaques do Mês na Visão dos Colaboradores” (DMVC) são eventos que integram diferentes projetos organizados e desenvolvidos pelos mais diferentes setores do Hospital envolvendo diretoria, colaboradores e até voluntários com o objetivo de contribuir para com o bom relacionamento entre as equipes, acolhimento aos pacientes, entrosamento e descontração entre todos os envolvidos.

           Com a pandemia da Covid-19, a necessidade de adaptação ao novo normal que alterou nossas vidas dentro e fora do local de trabalho. Na Beneficência Portuguesa, apesar do distanciamento, uso de máscaras e cumprimento de protocolos de segurança, foram realizadas várias adaptações, inclusive no Projeto de Humanização que envolve os colaboradores da Instituição, para que a afetividade que reina no ambiente de trabalho não fosse afetada.

               E entre as ações realizadas para que o afeto continue em alta e a humanização praticada em forma de acolhimento para com os colaboradores continue fazendo a diferença, representantes dos mais diferentes áreas de trabalho apontaram o que consideraram destaques com relação às ações alheias ao atendimento médico hospitalar

              Apesar de estarmos no mês de julho, o destaque do mês anterior continua em alta como uma das iniciativas mais gostosas (literalmente). Trata-se da Mesa Junina no “Arraiá da Benê”, uma ideia da Diretoria do Hospital, cuja organização coube ao Serviço de Nutrição. O evento em uma área especial proporcionou aos colaboradores, confraternizar com os colegas de trabalho e degustar os deliciosos quitutes tradicionais das festas juninas. O saboroso evento fez parte do Projeto Hospitalidade (fotos)

                Entre os destaques do mês de julho, estão:

1 – A Live Sertaneja realizada recentemente, com a dupla Zé Neto e Gabriel no jardim entre as alas de internação (C e D). A ação que integra o Projeto de Humanização foi um resgate dos grandes clássicos sertanejos que emocionou colaboradores, pacientes e seus familiares (esta ação foi alvo de matéria específica). (fotos)

2 – Novo Repouso dos Colaboradores – Em área totalmente adaptada ao descanso, os colaboradores dispõe de toda estrutura para o necessário relax nos intervalos da jornada de trabalho. Espaço para descansar lendo um bom livro ou simplesmente tirar um cochilo; área para jogos diversos, do pebolim ao jogo de paciência, todos planejados para recarregar as energias e possibilitar o retornar à atividade laboral com pique total. (fotos)

 3 – Integração dos novos colaboradores, uma série de bate-papos e palestras com informações sobre a história da Sociedade Portuguesa de Beneficência, mantenedora dos hospitais Santo Antônio e Santa Clara, fundada em 21 de agosto de 1859, Missão, Visão e Valores, funcionamento, questões de segurança e projetos, além de conversa com o presidente Ademir Pestana. (fotos)

4 – O vestiário masculino, totalmente remodelado, segundo alguns colaboradores foi uma grande sacada da Diretoria. As obras realizadas pela equipe de Manutenção do Hospital deixou o local mais acolhedor e visual mais atraente. Teve colaborador que sugeriu medidas de segurança na expectativa de incentivar alguns menos colaborativos a terem mais atenção à preservação do local.

5 – Circuito da Prevenção, realizado durante dois dias, destacando a importância da conscientização e prática de medidas que minimizem os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais. Várias ações, desde orientação sobre prevenção aos acidentes de trabalho à postura corporal e hábitos alimentares, passando, naturalmente, por uso de EPI e ao final, sorteio de brindes entre os mais de 300 participantes. A organização foi da  CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) em conjunto com o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar), Serviço de Nutrição e Dietética, e Setor de Fisioterapia do Hospital.

6 – Os colaboradores garantem que a assinatura do Dissídio 2021/22 da Beneficência Portuguesa e Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Santos e Região, ocorrido na heráldica Sala de Reuniões do Hospital, não pode ficar fora dos “Destaques do Mês na Visão dos Colaboradores” (DMVC), especialmente pela agilidade da diretoria do hospital no cumprimento do compromisso. Agentes desse destaque, Ademir Pestana (presidente da Beneficência), Carlos Alberto Limas (presidente do Sindicato das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos da Baixada e Litoral), Ademir Irussa e Marcelo Câncio, respectivamente, presidente e primeiro secretário do Sindicato. (foto)

*Outras ações foram citadas, mas as descritas acima foram as mais lembradas pelos colaboradores