Laboratório

O Laboratório da Beneficência Portuguesa é uma parceria da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos e o CDA Diagnóstico e Análise.

Com instalações modernas e atendimento personalizado, nossa Recepção e Sala de Espera é climatizada e com TV para que você aguarde seu atendimento.

Com profissionais altamente capacitados, nos empenhados na garantia de qualidade.

Horário de Funcionamento:

Laboratório:
De Segunda à Sexta, das 07 as 18 hs.
Sábado, das 7 as 11hs.

Coleta de Exames Domiciliar
Informações e Agendamento na recepção
Telefone: (13) 2102-3422 ramal 004.

Confira alguns de nossos diferenciais:
– 5 Boxes de Coletas Individuais
– Sala de coleta diferenciada para criança com brinquedos e tv.
– Sala de Coleta para Urina Feminina e Masculina.
– Sala de coleta especial (Medula óssea, liquor, secreções, dentre outras)
– Sala de Desjejum com bolachas, cafés, chás e água.
– Coleta Externa agendada.

Exames Disponíveis
– Análises Clínicas
– Biologia Molecular
– Coleta Domiciliar
– Exames de Rotina e Urgências 24 horas
– Imuno-Hematologia
– Triagem Neonatal

Para maiores informações, entre em contato com o 2102-3434, ramal 004

 

Convênios Atendidos

Esta relação dos convênios atendidos pode eventualmente sofrer modificações.
Em caso de dúvidas sobre as condições de atendimento, entre em contato conosco pelo telefone: (13) 2102-3422.

ABMED
Amafresp – Serviço de Assistência à Saúde da Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo
Allianz Saúde
AMBEP – Associação de Mantenedores Beneficiários da Petros
Amil – Assistência Médica Internacional
Associação Saúde Petrobras (Antigo Petrobrás AMS)
Blue Med radioterapia
Bradesco Saúde
Bradesco Operadora de Planos
Brazil Assistence LTDA
Cassi – Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil
Cabesp – Caixa Beneficente dos Funcionários do Banco do Estado de São Paulo
CAPEP Saúde – Caixa de Pecúlios e Pensões dos Servidores
Municipais de Santos
Cemin
Costa Cruzeiros Agência Marítima
Economus – Instituto de Seguridade Social
Embratel

Fundação AssefazFUSEX
Germany Brasil LTDA
GNDI – Grupo Notre Dame IntermédicaLife Empresarial
Medical Shipping Service
Mediservice Administradora de Planos de Saúde
Meyer
PASA
Porto Seguro Saúde
Prevent Sênior radioterapia
Plano de Saúde Ana Costa radioterapia
Sompo seguros
Travel Ace Assistence
Trasmontano radioterapia
Unafisco Saúde
Unimed internação
Usisaúde – Fundação São Francisco Xavier
Vivest – Patrocinadora CESP
Vivest – Patrocinadora SABESP

Dúvidas Frequentes

Isto se chama hematoma e ocorre pelo extravasamento de sangue para fora da veia. É causado por veias finas, delicadas ou com pressão interna elevada; por uso de algum medicamento que altere a coagulação do sangue (por exemplo aspirina) ou por compressão insuficiente no local da punção.

Vários medicamentos podem interferir em exames de laboratório, e, por esse motivo, o uso de medicamentos deve ser informado às recepcionistas do laboratório. A suspensão de qualquer medicamento, antes da coleta de exames, só pode ser feita por seu médico. O laboratório informa, no cadastro dos exames, quando algum exame obriga à suspensão de medicamentos e, quando não for possível suspender a medicação, isso será considerado na interpretação clínica do resultado.

Sim, pode alterar. Aspirina é nome comercial do ácido acetilsalicílico que está presente em muitos analgésicos e antitérmicos, tais como AAS, Buferin, Melhoral e também é associada com outras substâncias em inúmeros medicamentos. Por isso, evite seu uso, principalmente em altas doses, antes da coleta de exames de laboratório. No exame “Tempo de Protrombina” não ocorre interferência da aspirina, porque este medicamento não interfere nos fatores da coagulação que são avaliados neste teste.

O primeiro jato de urina carrega células e secreção que podem estar presentes na uretra. Quando se avalia uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não esteja contaminado com material da uretra. Daí a necessidade de desprezar o primeiro jato e coletar o jato médio, ou seja, uma urina que representa apenas o material que está na bexiga.

Sim, elas podem interferir em certos exames. Por exemplo, a vitamina C pode alterar os exames creatinina e glicose. Evite o uso de vitaminas antes da coleta de exames.

Sim, em vários exames como agregação plaquetária e curva glicêmica. Durante a realização de curva glicêmica o fumo é proibido. Evite fumar no dia da coleta de seus exames.

Alguns exames são solicitados para diagnóstico da causa da febre e de outros sinais ou sintomas e servem para orientar o tratamento. Por outro lado, exames realizados para controle clínico ou para acompanhamento de doenças não associadas ao quadro febril, não devem ser realizados fora das condições normais de saúde, atividade física e alimentação. Consulte o seu médico ou o laboratório antes de fazer exames nesta situação.

Em exames de sangue geralmente não, mas, em alguns exames, como por exemplo de urina, pode interferir. Por isso, o ideal é fazê-lo fora do período menstrual. Se necessário, a urina pode ser colhida, adotando-se dois cuidados: higienização na hora do exame e uso de tampão vaginal, para evitar que o sangue menstrual contamine a urina. Diversos hormônios variam com a fase do ciclo menstrual e, portanto, é importante que o médico saiba em que fase do ciclo ele foi realizado, por isso algumas vezes a recepcionista pergunta qual a data da última menstruação.

Atividade física intensa pode interferir em alguns exames, por exemplo, na glicemia. Os exames laboratoriais devem ser colhidos em condições bem definidas, que os médicos chamam de condições basais. Testes feitos após esforços físicos terão, eventualmente, valores diferentes dos realizados em condições normais.

Sim, em especial o de triglicérides. Uso de qualquer bebida alcoólica (vinho, cerveja, uísque) na véspera da coleta é suficiente para elevar os seus níveis, alterando os resultados. O álcool também altera muitos outros exames, como colesterol ou gama glutamil transferase, em intensidade variável. Por isso, o ideal é, antes da coleta dos exames, ficar pelo menos três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica.

Sim, principalmente no de triglicérides. Por exemplo, alguém com triglicérides elevado, se comer uma dieta rígida nos dias anteriores à coleta do exame terá um resultado falsamente baixo. Já uma pessoa com triglicérides normais, mas que come uma feijoada no dia anterior à coleta, apresentará resultado falsamente alto. Para triglicérides, você deve manter a sua dieta habitual nos cinco dias que antecedem os exames. Dieta habitual é a que você costuma comer no seu dia-a-dia. O ideal é não mudar a alimentação. É fundamental jejum de 12 a 16 horas para a coleta do sangue, na dosagem de triglicérides e frações do colesterol.

Não, mas água deve ser tomada com moderação. O excesso interfere em alguns exames, como de urina.

Nem todos os exames necessitam de jejum. O tempo de jejum requerido pode variar entre diversos exames, sendo de 4 horas para boa parte dos exames, de 8 horas para alguns e de 12 a 16 horas para triglicérides e frações de colesterol. Os exames que necessitam de jejum podem ser consultados na “Informação sobre exames” ou em contato com o laboratório. Exames como hemograma, por exemplo, não requerem jejum.

Nem todos. Desde que respeite o tempo estipulado de jejum, na maioria podem ser colhidos inclusive à tarde, sem problemas para o resultado.

A boa prática laboratorial recomenda que, para a maioria dos exames de sangue, a coleta seja realizada após um período mínimo de quatro horas de jejum, para adultos. Crianças e recém-nascidos devem ter este prazo reduzido ou até mesmo abolido, dependendo de cada situação clínica. Para cada exame, porém, pode haver necessidade de orientação específica, pois a concentração das substâncias dosadas, como a glicose, por exemplo, varia de acordo com o tempo após a ingestão do alimento. Em dúvidas específicas, o médico do laboratório poderá esclarecer com seu clínico a necessidade.

Um tempo de jejum muito prolongado (superior a 16 horas) também causa variações nos exames. Cada paciente, cada exame e cada situação devem ter suas particularidades analisadas de forma a se obter o melhor resultado dos exames. Para evitar alterações nos resultados, o laboratório não recomenda a coleta de exames após jejum prolongado, mas o médico do laboratório poderá ser consultado para avaliar cada caso em particular.

Alguns, não. Por exemplo, dosagens de: Cortisol, Ferro, ACTH e TSH devem ser realizados pela manhã, porque ocorrem variações durante o dia. Existem exceções, algumas vezes a própria solicitação do médico pede a coleta em horários diversos.

Somente se o seu médico solicitar. Se isso não acontecer, a urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, sendo melhor colher a amostra após permanecer duas horas sem urinar. O ideal é que a urina seja colhida em frasco apropriado, fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia.

Depende do tipo de exame. Para cultura, o ideal é que a urina seja colhida no laboratório. Já a urina tipo I, que é mais comum, pode ser colhida em casa, desde que colhida em frasco apropriado, fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia. A entrega da urina no laboratório deve ser feita no máximo 2 horas após a coleta.

Não, desde que se adote dois cuidados para não misturar esses medicamentos à urina: higiene vaginal na hora de colher a urina e o uso de tampão vaginal.
Não. Também não precisa ser a primeira evacuação do dia. Isso vale para quase todos os tipos de exame de fezes. A coleta pode ser feita em casa, em frasco fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia. O laboratório não sugere o uso de laxantes para a coleta de fezes, esta orientação só pode ser dada pelo seu médico. Para “cultura de fezes” deve ser retirado frasco apropriado no laboratório, caso o tempo para entrega da amostra possa ultrapassar 2 horas.

Geralmente não, mas pode ocorrer dor de intensidade limitada, e por pouco tempo, em coletas de sangue venoso. A coleta de sangue arterial, que ocorre apenas quando solicitado pelo médico assistente, causa dor um pouco mais intensa.

Apenas alguém portando o protocolo de retirada e documento pessoal pode retirar os resultados. A entrega de exames para terceiros, sem o protocolo não é permitida. Evidentemente, existem casos excepcionais que serão analisados pelo médico do laboratório.

Cada coleta de sangue requer a punção de uma veia, podendo ocorrer pequeno trauma local e desconforto a cada punção. Os coletores do laboratório são bastante experientes e habilitados para tornar a coleta o menos traumática possível. O volume de sangue retirado não é significativo para adultos e crianças maiores, nada provocando no organismo. Em crianças pequenas, a coleta é realizada em tubos próprios e com menor volume de sangue, para evitar problemas decorrentes da coleta de volume proporcionalmente elevado de sangue. Como é utilizado sempre material descartável das melhores procedências e feita adequada assepsia é incomum a ocorrência de problemas devido a repetidas coletas de sangue.

Resultado de exames?