SESMT promove substituição de placas de sinalização para extintores

SESMT promove substituição de placas de sinalização para extintores

O SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho da Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos, está concluindo a substituição de placas de sinalização – localização de extintores e hidrantes dos hospitais da entidade, Santo Antônio e Santa Clara.

A troca das placas, segue a lei vigente, de conformidade com a NR 23 (norma reguladora) e IT 17 (instruções técnicas) do Corpo de Bombeiros. Estão sendo substituidas palcas sinalizadoras referentes a 209 extintores e 30 hidrantes. A substituição ocorre em função da nova legislação que exige Sinalização de Segurança Fotoluminescente (formada por compostos que absorve luminosidade de qualquer fonte, quer natural ou artificial e que iluminam qualquer área escura com intensidade que pode durar várias horas), primeiro elemento do sistema de segurança que todos verão em caso de emergência.

Há vários tipos de extintores de incêndio cada um com uma substância diferente e servindo para diferentes classes de incêndio:

Extintor com água pressurizada, indicado para incêndios de classe A (madeira, papel, tecido, materiais sólidos em geral).
Extintor com pó químico seco – indicado para incêndio de classe B (líquido inflamáveis). Pode ser usado também em incêndios de classes A e C.
Extintor com gás carbônico – indicado para incêndios de classe C (equipamento elétrico energizado). Esse tipo de equipamento pode ser usado também em incêndios de classes A e B.
Extintor com pó químico especial – indicado para incêndios de classe D (metais inflamáveis).

O serviço está sendo realizado pela equipe do SESMT, sob o comando do engenheiro Florestal e de Segurança do Trabalho, Luiz Eduardo Torquato da Silva, responsável pelo setor que realiza bimestralmente, integração e treinamento sobre normas de combate de sinistros envolvendo todos os funcionários da Beneficência.