SIPAT termina, mas a prevenção continua

     Na Beneficência Portuguesa, a Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), cujo objetivo é a conscientização dos trabalhadores sobre a importância da prevenção aos acidentes de trabalho, terminou nesta quinta-feira (16), e a exemplo dos anos anteriores, com a premiação a vários colaboradores.

     Organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho ( CIPA) e pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho  (SESMT) a SIPAT com diversas atividades foi realizada nos períodos diurno e noturno para contemplar colaboradores dos diferentes turnos. As ações começavam logo cedo (7h30) com tipagem sanguínea e no decorrer da programação diária, avaliações nutricional e postural, palestras sobre acidentes de trabalho e sobre alcoolismo além de depoimentos sobre esse último tema, considerado pela Organização Mundial da Saúde como doença crônica.

     Durante três dias, das 7h30 às 21h, a programação da SIPAT se desenvolveu em diferentes espaços para contemplar o maior número possível de colaboradores do hospital que contaram, inclusive com Espaço Beleza com a participação de representantes da Mary Key que orientaram sobre a melhora maquiagem de acordo com tipo de pele e ocasião e do cabelereiro Marcio (Avillez Barbier).

      A programação foi desenvolvida de segunda a quarta-feira e hoje, quinta-feira (16), para coroar mais uma jornada de sucesso organizada pela CIPA e pelo SESMT, a tradicional entrega de brindes a um número considerável de colaboradores que participaram das atividades. Nesta última atividade, a presidente da CIPA, Simoni Souza Pellini contou com a participação dos diretores Maria de Lourdes Santos (Associativa) e Carlos Alberto Limas (Financeiro).

      Alcoolismo – Além de ser considerada uma doença crônica o alcoolismo também é uma doença funcional. Nas palestras realizadas pelos representantes do *Alcoólicos Anônimos – Grupo Doze Passos, foi enfatizado várias vezes que o uso de álcool afeta milhões de trabalhadores no País, causando acidentes e até mortes, porque o trabalhador sob efeito da bebida além de perder a capacidade de rendimento, pode se tornar agressivo, perder o controle da atividade que está exercendo, etc. Depoimentos de ex alcoólatras, além de emocionar os presentes pelas histórias de superação e a importância dos grupos de apoio.

      Acidentes de trabalho – De acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil é o segundo país do G20 em mortalidade por acidentes no trabalho. Posição alarmante mais real .

      Responsável pela palestra “Acidentes de trabalho” realizada nos diferentes turnos em que foi desenvolvida a SIPAT, a enfermeira Alexandra de Souza Silva (SESMT/Beneficência Portuguesa), citou a complexidade de um hospital com relação a outras empresas em termos de diferentes atividades desenvolvidas. Em todo e qualquer setor os riscos de acidentes de trabalho existem, mas o cumprimento dos protocolos área precisa ser a prioridade. Ressaltou a profissional que para reduzir os riscos “ é necessário pensar nos outros; a necessidade de cumprir os protocolos é incontestável para nossa segurança e dos colegas”. A palestrante destacou em sua palestra, os acidentes com materiais perfurocortantes, riscos que aumentam devido ao descarte incorreto desse material.

     No encerramento da programação, a presidente da CIPA, Simoni Pellini lembrou a todos que a SIPAT terminava, mas “a prevenção continua o ano todo e a segurança de todos também depende de cada um de nós”.

     Integraram a programação atendendo e orientado os colaboradores, além da enfermeira Alexandra de Sousa, as nutricionistas Katia de Oliveira, Mônica Martins O. Lopes e Jéssica Ayres; os fisioterapeutas Juliana Cristina de Andrade e Joeferson Pinheiro e equipes da Agência Transfusional e do Serviço de Nutrição e Dietética.

     *AA Grupo Doze Passos, tem reuniões diárias com início às 19h (Rua Alexandre Herculano,107 altos, Boqueirão-Santos). Mais informações pelos Tels: 3235 5301 e 99133 2543

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer falar conosco? Mande uma mensagem!
Fale com nossos setores
Fale com os setores através do WhatsApp