Palestras encerram Semana de Enfermagem na Beneficência Portuguesa

Sucesso de público, palestras encerram programação em comemoração à Semana de Enfermagem na Beneficência Portuguesa

ESQEncerrando a programação comemorativa à semana de Enfermagem, na última sexta-feira (15), a Beneficência Portuguesa reuniu em seu salão nobre, pouco mais de uma centena de profissionais e estudantes da área de Enfermagem para assistirem o ciclo de palestras sobre o tema “Atenção Integral nos cuidados das feridas”.

Realizadas por profissionais especializadas no tratamento de feridas, as palestras abordaram desde a ação básica para higienização a identificação da gravidade da ferida em pacientes portadores ou não de outras patologias.

As palestras foram realizadas por Janaina do Amaral Venâncio Nunes, enfermeira de Educação Continuada da SPB, pós graduada em Oncologia pela Universidade Nove de Julho e operadora de Câmara Divers University; Luciana Suguiyama Veras, enfermeira responsável pela Central de Curativos e Câmara Hiperbárica da SPB, pós graduada em Dermatologia pela Universidade Gama Filho, habilitação em Oxigenoterapia Hiperbárica e em Podiatria Clínica; Luciana Barbuy Fortes, enfermeira responsável pela Central de Curativos da Santa Casa de Santos.

Falaram também, Mariana de Alcântara Tibagy, Consultora Técnica da Crismed, pós graduada em Saúde e Emagrecimento pela Unifesp e MBA em Gestão de Marketing pela Esame. E a bióloga Andresa Regina da Silva Canesin, operadora de Câmara Hiperbárica na SPB, com mestrado em Ecologia pela USP, Mergulho Profissional – Divers University e Segurança em Medicina Hiperbárica pela UHMS.

Importância – O presidente da Beneficência Portuguesa, Ademir Pestana, responsável pela abertura do ciclo de palestra, exaltou a importância da constante reciclagem dos profissionais da área de Enfermagem, especialmente pela importância que representam no tratamento de pacientes. Falou sobre a evolução e do constante aprendizado dos técnicos de enfermagem e da enfermagem como um todo.

Nova data – Em virtude da grande procura pelo ciclo de palestras que resultou numa lista de espera com mais de sessenta nomes, a enfermeira Carolina Valejo Direnzio Su, responsável pelo Departamento de Enfermagem da Beneficência Portuguesa informou que já tem data para o novo ciclo de palestras: 10 de junho.

“Atualização, reciclagem e a troca de experiências foram os objetivos do ciclo de palestras sobre cuidados e tratamentos de feridas, tema que após pesquisa despontou como um dos menos discutidos, apesar da grande importância tanto para profissionais como, especialmente, para os portadores (pacientes). Como disse a enfermeira Janaina no início das palestras, além do conhecimento para lidar com portadores de feridas, precisamos observar não apenas o problema em si, mas também o que cerca o paciente que muitas vezes depressivo e desestimulado em consequência da ferida, não colabora com o tratamento ou quando melhora, não dá continuidade ao trabalho que estava sendo realizado pelos profissionais”.

O evento foi organizado pelo Departamento de Enfermagem da Beneficência com apoio da Clínica Dr. Mariano Gomes, Embaré Produtos Hospitalares, Clínica de Repouso América e Crismed – Produtos Hospitalares.

062 (1)“A importância desse tipo de palestra é muito grande, principalmente pela forma didática como foi apresentada a programação, porque durante o curso regular da Faculdade, devido a quantidade de informações, não há tempo para detalhar o conhecimento que obtivemos aqui. A região é carente desse tipo de palestras na área da Enfermagem, que pelo fato de lidar com vidas, mais que isso, seres humanos em momentos difíceis em termos de saúde, precisa atualizar e reciclar conhecimentos para corresponder às expectativas dos pacientes, colaborando para com o seu restabelecimento”.

Guilherme Fatarelli, estudante de Enfermagem na Unimonte

 

064 (1)“Trabalho como cuidadora e com medicinas orientais, e estou fazendo o curso de Auxiliar de Enfermagem, por isso me interessei pelo ciclo de palestras que trata de assunto tão específico que é o conhecimento e cuidados com feridas. Esse tipo de evento é na realidade um momento de reflexão sobre a escolha da profissão que exige conhecimento e dedicação além de aprendizado constante. As palestras sobre o tema “Atenção Integral nos cuidados das feridas” mostram uma realidade que faz parte do dia a dia de quem trabalha na área e como lidar com ela”

 

Carol Resstom, estudante do curso Técnica de Enfermagem da Skin Line

Quer falar conosco? Mande uma mensagem!
Fale com nossos setores
Fale com os setores através do WhatsApp