Verdades sobre o cigarro

tabaco6A maior tragédia em termos de saúde pública, o tabagismo, é segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) um problema crônico, porque apresenta mais fatores de risco e mata em maior escala do que outras doenças. O tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo.

A OMS estima que um terço (1/3) da população mundial adulta, mais de 2 bilhões de pessoas, sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina mundial e 12% da feminina fumam.

Estudos mostram que a fumaça do cigarro tem mais de 4,7 mil substâncias tóxicas. Por exemplo, o alcatrão que é formado por mais de 40 compostos cancerígenos; o monóxido de carbono (CO) em contato com a hemoglobina do sangue dificulta a oxigenação e, consequentemente, ao privar alguns órgãos do oxigênio causa doenças como a aterosclerose (que obstrui os vasos sanguíneos); a nicotina é considerada droga psicoativa que causa dependência, aumenta a liberação de substâncias que contraem os vasos sanguíneos, aceleram a freqüência cardíaca, causando hipertensão arterial.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo está relacionado a mais de 50 doenças sendo responsável por 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença do coração, 85% das mortes por bronquite e enfisema, 25% das mortes por derrame cerebral. Ainda de acordo com o órgão, todo ano mais de cinco milhões de pessoas morrem no mundo por causa do cigarro.

Impotência – Entre os males causados pelo cigarro, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), vinculado ao Ministério da Saúde, o tabaco também tem relação com a impotência sexual e infertilidade masculina pois, segundo estudos, prejudica a mobilidade do espermatozóide. Os mesmos prejuízos também são atribuídos ao cachimbo e ao charuto que apesar de não serem tragáveis, possuem uma concentração de nicotina maior, que é absorvida pela mucosa oral.

O INCA lembra que não só o fumo ativo, mas o passivo também aumenta os riscos de doença. Sete não fumantes morrem por dia em consequência do fumo passivo. O tabagismo passivo aumenta em 30% o risco para câncer de pulmão e 24% o risco para infarto.

Verdades sobre o cigarro

A Organização Mundial da Saúde 10 verdades sobre o cigarro, razões mais que suficientes para abandonar o vício:

1 – O tabaco mata até metade de seus usuários.

2 – O cigarro mata cerca de 6 milhões de pessoas por ano, sendo que, mais de 5 milhões dessas mortes são causadas pelo uso direto do tabaco.

3 – Cerca de 600 mil pessoas morrem apenas por estarem expostas à fumaça do cigarro.

4 – Quase 80% dos fumantes do mundo vivem em países de baixa renda.

5 – Em adultos, o fumo passivo (a aspiração de fumaça produzida por outros) causa doenças cardiovasculares e respiratórias, incluindo doenças coronarianas e câncer de pulmão.

6 – Em lactantes, o fumo passivo pode provocar a morte súbita.

7 – Já em mulheres grávidas, causa baixo peso da criança ao nascer.

8 – Quase metade das crianças respira regularmente ar poluído pelo fumo em locais públicos.

9 – Mais de 1,3 bilhões de pessoas, ou seja, 18% da população mundial, são protegidas por leis antifumo.

10 – Mais de um terço (1/3) dos países não têm restrição, ou ela é mínima à publicidade, promoção e patrocínio do cigarro.