Work shop sobre aplicação de botox em urologia

Work shop sobre aplicação de botox em urologia

Será realizado hoje (quinta-feira, 6), às 19h30, no Centro de Estudos da Sociedade Portuguesa de Beneficência, work shop sobre o uso da toxina butolínica (Botox) em Urologia.

O novo procedimento que nos últimos meses vem sendo utilizado em vários países, no tratamento de bexiga hiperativa será apresentado aos urologistas através de palestra específica pelo especialista Dr. José Carlos Truzzi, da Unifesp/SP, seguida de demonstração sobre a forma correta do procedimento.

O work shop será coordenado pelo urologista Walter Antônio Melarato Jr., chefe do Serviço de Urologia da Beneficência Portuguesa que fala sobre a importância do uso da toxina butolínica em pacientes com bexiga hiperativa.

“O tratamento atual é feito através de medicamentos com bons resultados, porém com efeitos colaterais, como secura na boca, alteração de visão, constipação intestinal e até taquicardia. Na falha do tratamento medicamentoso, agora podemos dispor desta nova arma para o controle de disfunção da bexiga, que é a aplicação da toxina butolínica na camada muscular do órgão afetado, possibilitando a regressão dos sintomas “.

O médico esclarece que se trata de um procedimento feito após leve sedação,em ambulatório, não havendo necessidade de internação.

* Bexiga hiperativa – é uma disfunção da bexiga identificada pela sensação de urgência em urinar. Essa sensação de urgência em urinar pode estar associada à efetiva perda de urina (urgincontinência), ao aumento de freqüência urinária com relação ao padrão de micção diurno de 6 a 8 vezes/dia ou à nocturia ( acordar uma ou mais vezes à noite para urinar)

*O Centro de Estudos da Sociedade Portuguesa de Beneficência fica na Av. Bernardino de Campos, 47, 1º andar, Canal 2-Santos)

Fonte: Noemi Francesca de Macedo – Assessora de Imprensa