Xô estresse!!!

         Sabe aquela pessoa que do nada lhe envia uma mensagem de ânimo, de apoio, como se soubesse que naquele exato momento você está precisando de uma palavra amiga? E aquele que sem alterar o tom de voz mostra que o atraso e a dispersão prejudicam o desenvolvimento da equipe?

        Será que esse tipo de pessoa que não demonstra irritação, contrariedade, muito menos pressa (porque entende que Deus ajuda quem, cedo madruga) passa incólume ao estresse?

        Na Beneficência Portuguesa, com certeza encontramos muitas pessoas com esse perfil. Uma delas é o Gerente de Transportes, Waldir Quadra a quem a pandemia da covid-19 impôs o trabalho à distância, a exemplo do que ocorre, mundialmente, com milhões de trabalhadores com mais tempo de experiência de vida.

      Essa situação até então inusitada para Waldir Quadra, ex-zagueiro do Cascavel Esporte Clube, uma das agremiações mais tradicionais do Paraná, como não podia deixar de ser, mexeu com a complexa cadeia de hormônios e substâncias químicas como adrenalina, cortisol e norepinefrina de seu corpo.

“Recorro à Bíblia e aos provérbios”

     “Depois de anos de trabalho presencial, de repente ficar longe do nosso dia a dia é algo que não deixa a pessoa confortável. Assessorar, ficar à disposição da chefia e dos colegas, por mais que queiramos não é a mesma coisa. Sinto como se estivesse faltando um pedaço de mim, da minha vida. Afinal são mais de 20 anos de Beneficência, onde iniciei no Setor de Compras e passei por vários outros departamentos e com muita alegria, assessorando o presidente Ademir Pestana.

      Não tem como não ficar tenso. Como se não bastasse estar fora do posto de trabalho, essa pandemia nos obriga a ficar distante de tudo que precisamos para ter uma vida equilibrada. Muito me entristece não poder ir à Igreja. Acompanho cultos e a palavra do nosso pastor através de lives e do youtube, mas não é a mesma coisa. Para manter a serenidade leio a Bíblia, busco Deus, mais do que fazia habitualmente, e meu conforto se completa com a leitura de provérbios, sendo que um dos meus preferidos, em outras palavras, retrata a realidade que estamos vivendo é o seguinte:

     “Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao pescoço; escreve-as na tábua do teu coração e acharás graça e boa compreensão diante de Deus e dos homens. Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.      Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos.

         Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares. Filho meu, não rejeites a disciplina do SENHOR, nem te enfades da sua repreensão. Porque o SENHOR repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem. Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que pérolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela. O alongar-se da vida está na sua mão direita, na sua esquerda, riquezas e honra. Os seus caminhos são caminhos deliciosos, e todas as suas veredas, paz. É árvore de vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm. O SENHOR com sabedoria fundou a terra, com inteligência estabeleceu os céus. Pelo seu conhecimento os abismos se rompem, e as nuvens destilam orvalho. Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos; guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso; porque serão vida para a tua alma e adorno ao teu pescoço. Então, andarás seguro no teu caminho, e não tropeçará o teu pé. Quando te deitares, não temerás; deitar-te-ás, e o teu sono será suave. Não temas o pavor repentino, nem a arremetida dos perversos, quando vier.”

       Aproveitando o poder da oração, Waldir diz que não fica pensando no estresse que o momento acarreta e mesmo sabendo que essa tensão ronda a todos, lembra que a Bíblia diz: “Nunca estejais ansiosos quanto ao dia seguinte, pois o dia seguinte terá as suas próprias ansiedades” (Mateus 6:34).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer falar conosco? Mande uma mensagem!
Fale com nossos setores
Fale com os setores através do WhatsApp