Xô estresse!!!

        Junte determinação e assertividade e imagine uma mulher com esses dois substantivos definindo sua personalidade. É natural que a conclusão seja a de uma pessoa independente e firme diante das adversidades. Agora associe tudo isso às características de uma aquariana do primeiro decanato. Você que está lendo esse texto conhece alguma?

         Nós dos bastidores do “Xô estresse!!!” conhecemos e damos a você mais uma chance para a identificação dessa mulher, a protagonista da dica de hoje (29/08/2021) para desestressar em meio à pandemia da covid-19.

         Recente estudo “GPS-DNA Origins Ceará” explica que: “na fusão genética da composição do cearense há influências do branco europeu descendente de países nórdicos, ameríndios oriundos da Ásia e do negro africano, principalmente do tronco banto”, mistura que evidencia predominância da estatura mediana, tom de pele acobreado e muita determinação para as mulheres.

         Descobriram? Não? Ah, já informamos que ela é cearense. 

         Ainda não?

         Então vamos acabar com o mistério: estamos falando da Dra. Herbeni Cardoso Gomes. 

         A oncologista, radioterapeuta e também psiquiatra?

         Sim. Ela mesma que, para controlar o estresse… Não. Estresse não. No caso dela é apenas acúmulo de *reações ansiosas, que para neutralizá-las faz da prática de exercícios físicos sua fórmula para não ser afetada pela *inquietação causada pela pandemia da covid-19.

          Nascida em Fortaleza, Herbeni Cardoso Gomes, formada em Medicina pela USP (Universidade São Paulo) em 1983, desde tenra idade tem sua vida relacionada ao ambiente hospitalar. É ela quem nos conta:

          “Com um ano de idade vim de Fortaleza com minha família para São Paulo e ao descer do avião fui direto para o Hospital das Clínicas devido à ruptura de tímpanos. Minha tia era enfermeira neste hospital, que frequentei desde pequena por qualquer necessidade médica. Frequentei, inclusive, um parquinho de infância dentro do complexo hospitalar. Acho que desde cedo o hospital fez parte de mim”.

            Diante dessa convivência não causou espécie aos familiares e amigos sua opção pela Medicina. “Quando entrei na Faculdade de Medicina da USP, foi a concretização do meu maior sonho: entrar na melhor faculdade do país. Depois a especialização em Oncologia, área que sempre me atraiu e na sequência a Radioterapia por influência direta de uma amiga que jogava comigo nos tempos de Faculdade”.

            Herbeni, também psiquiatra, é responsável técnica pelo Serviço de Radioterapia da Beneficência Portuguesa, inclusive pela recente implantação da radioterapia infantil no hospital. Ela tem uma agenda cheia porque também é radioterapeuta no Hospital das Clínicas, na Capital, onde foi contratada logo após o término de sua residência médica. Mas, focada, ela que trabalha 8 horas por dia, revela que só alterou sua rotina na pandemia quando foi diagnosticada com covid, embora não tenha apresentado qualquer sintoma.

             “A minha rotina durante a covid mudou somente para redobrar todos os cuidados necessários e no retorno às atividades, a necessidade de sempre reforçar aos pacientes, seguir as orientações sobre distanciamento e outras medidas visando se resguardar ao máximo para evitar ser contaminado e a atenção às datas para tomar a vacina que é extremamente necessária.

            Acho importante ressaltar que o Serviço de Radioterapia tomou todos os cuidados para evitar interrupção no atendimento aos pacientes, com todas as orientações cabíveis, deixando claro que a covid não prejudicou em nada o tratamento aos atendidos no setor”.

                          “Exercícios físicos amenizam a tensão”

             “Se fiquei ou se estou estressada devido a pandemia? Não.                                                   

            Independentemente do momento não podemos nos deixar abalar porque a atenção aos pacientes não pode ser alterada, apenas reforçada para que nada interfira no tratamento”.

            Quem conhece ou convive mais de perto com a radioterapeuta sabe que ela não se estressa facilmente, talvez até por conta de seu jeito determinado, decidido e assertivo de ser, deixando claro, com muita tranquilidade, seu objetivo.

            Herbeni integrou as equipes de basquete e de handebol da USP com as quais conquistou dois vice-campeonatos universitários. Entre as muitas etapas de sua vida, a de atleta, com certeza foi marcante, ao ponto de a emoção transparecer em seu semblante ao falar sobre o assunto, independentemente da força de sua personalidade que demonstra ser mais de analisar a vida do que esboçar o que sente. Não é por acaso que ela se exercita todos os dias, com ênfase para os exercícios aeróbicos para ganhar energia e estimular o aumento da capacidade respiratória e fortalecimento dos músculos. 

            O tom de voz seguro dá a impressão que Dra. Herbeni não se deixa estressar, no máximo, pode ser acometida de inquietação por conta de algumas reações ansiosas que podem dela se apoderar em alguns momentos tensos, como os ocasionados pela covid-19, mas nada que uma correta respiração e um alongamento planejado não possam controlar.

           Embora goste muito de ler e de assistir a bons filmes, a oncologista e radioterapeuta ameniza ou manda embora a inquietação que se encontra acima de sua resolução, pelo menos naquele momento, recorrendo aos exercícios aeróbicos, em especial à musculação, e para não ser surpreendia pelo estresse, ou melhor, reações ansiosas, ela faz mais uma revelação “faço ginástica todos os dias”.

         Então, Xô estresse!!! ou será Xô inquietação!!!?

2 comentários em “Xô estresse!!!”

  1. Gerlane Afonso de Assis

    Sou assistente social e tenho o prazer de trabalhar com ela. Pessoa simples, preocupada com o próximo, não mede esforços pra resolver qualquer adversidade de qualquer pessoa. Sempre preocupada com todos e com a situação inclusive particular, familiar de todos nós onde sempre tem uma palavra de conforto. Sincera e honesta nos enche de alegria. Quando ouvimos sua voz ao chegar ao plantão nos traz paz e alegria.Obrigada Dra. Herbeni por ser..e simplesmente ser quem és. Gerlane Afonso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer falar conosco? Mande uma mensagem!
Fale com nossos setores
Fale com os setores através do WhatsApp