Beneficência forma novos especialistas

Em noite festiva, a Sociedade Portuguesa de Beneficência realizou no último dia 3, a Cerimônia de Entrega de Certificados às novas turmas dos Programas de Especialização Médica da Instituição.

Aberta por Ademir Pestana, presidente do hospital, a solenidade contou com a presença de representantes de entidades oficiais relacionadas à Medicina, profissionais da área, familiares e amigos dos formandos.

Os novos especialista nas áreas de Anestesiologia, Angiorradiologia e Cirúrgica Vascular, Cardiologia, Cirúrgica Básica e Clínica Médica foram saudados pelos componentes da mesa que presidiu a solenidade, bem como pelos preceptores que compuseram a mesa de honra.

Os novos especialistas

Anestesiologia: Drs.: Alexis Ali Adonis Martinez, Carolina Barbosa de Carvalho, Ewerton Luiz Feital Rodrigues e Felippe de Almeida Goulart. Para Benjamin Gustavo Panozo Barrientos coube o certificado de conclusão do Programa de Estudante Médico Estrangeiro, em Anestesiologia.

Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular: Dra. Heloísa Mandolini Silva

Área de Cirúrgica Básica: Drs. Giovanna Marcela Vieira Della Negra e Augusto Fabiano Milanez

Cardiologia: Dr. Álvaro Frederico Neto

Clínica Médica: Dras. Aline Andruskevicius de Castro, Ana Carolina Cardoso de Morais, Beatriz Figueiredo Jorge e Drs. Fábio Massayuki Senaga Miyatake, Geisner Prado Brancher e Juliano Ferreira de Andrade.

A decisão de quem foi escolhido

“Quem decide fazer Medicina, na verdade, foi a Medicina que o escolheu…” disse a oradora das turmas dos Programas de Especialização Médica 2023 da Beneficência Portuguesa, Dra Aline Andruskevicius de Castro, especialista em Clínica Médica, que fez uma retrospectiva da vivência na Residência Médica, enfatizando as novas descobertas graças ao ensinamento dos mestres que no dia a dia da não rotina hospitalar (cada paciente, cada caso são únicos), mostravam que o aprendizado não se completa com atendimento e/ou diagnóstico.

“Aqui (no Hospital Beneficência Portuguesa) descobrimos o verdadeiro significado de sermos bons médicos, que vai além de conhecimento técnico, de conhecer doenças raras. Neste Hospital criamos laços de amizade, não só com os que nele trabalham, mas até pacientes se tornaram amigos, aqui pudemos ser nós mesmos, brigamos pelo melhor, choramos com o paciente, pedimos ajuda aos mais experientes e pudemos crescer não só em ciência e técnica, mas como seres humanos” discursou Aline que homenageou a cada um dos médicos professores com as seguintes palavras:

“…obrigado por puxar nossas orelhas quando necessário, por nos dar a chance de trabalhar com você, por enxugar nossas lágrimas, obrigado por quem nos tornamos hoje”
Os certificados foram entregues pelos preceptores de cada especialização, respectivamente, Dr. Sandro Rogério Dainez (Anestesiologia); Dra. Juliana Gonçalves, no ato representando o titular, Dr. Marcello Romiti; Dr. Guines Antunes Alvarez; Dr. Fernando Foccacia Póvoa e Dr. Mario da Costa Cardoso Filho.

Reflexão, celebração e compromisso

Ademir Pestana, presidente da Beneficência Portuguesa, em seu discurso de encerramento da solenidade, enfatizou a importância daquele momento “Muito mais que uma reflexão, essa celebração representa o compromisso desta Casa, dos Mestres e de vocês formandos para com a sociedade… a concretização de sonhos, de agregação de conhecimento, um conjunto de práticas do ensino que levarão para todo o sempre de suas vidas. Essa é uma conquista de vocês, dos pais, e nós da Beneficência só temos a nos orgulhar e agradecer por terem escolhido esse hospital na busca do aperfeiçoamento que os distingue a partir de agora como especialistas”.

A mesa diretora da Cerimônia foi composta por Ademir Pestana presidente da Beneficência; Dr. Antônio Joaquim Ferreira Leal, presidente da Associação Paulista de Medicina – Santos; Dr. Sebastião Ernesto da Silva Filho, responsável pelo Centro de Ensino e Treinamento da Sociedade Brasileira de Anestesiologia; Dr. Elson Vidal Martins Júnior, coordenador da COREME – Comissão de Residência Médica que acompanha todas as turmas do Programa de Especialização Médica e pelo Diretor Técnico do Hospital, Dr. Mario da Costa Cardoso Filho.

A mesa de honra foi formada pelos preceptores (já relacionados). Entre os presentes, o professor Carlos Alberto Limas e Sra. Maria de Lourdes dos Santos, respectivamente diretores Financeiro e Secretária da Diretoria Executiva da Beneficência Portuguesa, os médicos Flávio de Angelis, Nilson Aranha, Miguel Mercado e a cardiologista Juliana Filgueiras Medeiros. Os Programas de Especialização Médica/2023 – parceria do Hospital Beneficência Portuguesa (HBP) e Grupo AngioCorpore.
Confira algumas fotos da Cerimônia