Formatura – “Esperança em dias melhores”

          Esperança por dias melhores foi a tônica do discurso do orador da Turma de Cardiologia do 6º Programa de Residência Médica e de Estágios da Sociedade Portuguesa de Beneficência, expectativa essa, que foi o fio condutor da cerimônia de formatura de 28 novos especialistas em seis diferentes áreas da Medicina.

         Realizado no Salão Nobre da entidade, respeitando as normas de distanciamento social, uma das medidas mais importantes e eficazes para reduzir o avanço da pandemia da covid-19, o evento foi transmitido em tempo real pelo aplicativo ZOOM.

        Outrossim, a emoção também foi um dos destaques da solenidade que reuniu além dos formandos, a direção da Beneficência e coordenadores do Programa formado pelas especialidades: Anestesiologia, Cardiologia, Clínica Médica, Área Cirúrgica Básica, Cirurgia Vascular e Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

        A mesa diretora da formatura foi composta pelo presidente da Instituição, Ademir Pestana, pelo delegado do CREMESP – Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo – Delegacia de Santos, Dr. Miguel Ângelo de Souza e pelo Diretor Técnico do Hospital, Dr. Mario da Costa Cardoso Filho.

        A mesa de honra formada pelos médicos Philipe Rachas Saccab, coordenador da Coreme – Comissão de Residência Médica e da especialização em Cardiologia, Sandro Rogério Dainez, Diretor Clínico da Beneficência e coordenador da Turma de Anestesiologia, além do cirurgião Guines Antunes Alvarez, coordenador da especialidade Cirúrgica Básica e dos diretores da Instituição, Dr. Renato Luiz Rodrigues Novaes (vice-presidente), Carlos Alberto Limas (diretor financeiro) e Maria de Lourdes dos Santos (assessora secretária).

       Emoção – Em seu discurso, o presidente da Beneficência Portuguesa, Ademir Pestana, ressaltou a importância da especialização e a certeza de que todos os formandos estão prontos e muito bem preparados para essa nova etapa da vida profissional. O Diretor Técnico do hospital e supervisor de Clínica Médica do Programa, Dr. Mário da Costa Cardoso Filho, que no próximo ano completa 50 anos de atividade na Beneficência, falou da emoção de participar de mais uma formatura em Residência Médica.

       Dr. Miguel Ângelo de Souza,  delegado superintendente do CREMESP- Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo – Delegacia de Santos e diretor do Centro de Estudos da Beneficência Portuguesa, falou aos novos aos formandos sobre a parte burocrática e o necessário registro como especialistas.

       Emocionados também, os coordenadores Philipe Saccab e Sandro Dainez, respectivamente coordenadores das especializações em Cardiologia e Anestesiologia. Dr. Philipe, também coordenador da Coreme – Comissão de Residência Médica e de Ensino do Grupo Angiocorpore, entidade parceira da Beneficência no programa de Residência Médica tentou segurar as lágrimas durante seu discurso que enalteceu a dedicação dos formandos. Dr. Sandro Dainez, Diretor Clínico e chefe do serviço de Anestesiologia da Beneficência desejando o melhor dos futuros aos novos especialistas, ao se colocar à disposição de todos, evidenciou a emoção ao se “despedir” de mais uma turma.

        Esperança – O orador da Turma de Residência Médica 2021 da Beneficência Portuguesa, Dr. Frederico do Rego Monteiro Cielici Dias falou sobre a esperança de dias melhores e reservou o momento para agradecer “…por poder estar aqui e com saúde, por ter meus pais em casa e com saúde. Agradecer por todo o esforço, entrega e sacrifício de todos os colegas, sejam eles médicos ou funcionários da limpeza. Dos chefes aos mensageiros do hospital…Porém não quero apenas agradecer, quero lembrar e eternizar a vida de todas as vidas que perdemos nesse último ano. Sejam elas vidas de funcionários de saúde ou não. Todas as vidas têm peso e valor, e acima de tudo, peso e valor iguais. Sinto que isso é algo que tem sido esquecido com o passar dos anos. Nunca devemos nos esquecer, somos todos iguais. Todos merecem tratamento igual. Todos merecem respeito igual. Todos merecem amor igual…”

         Para asseverar a crença na esperança em um mundo melhor, o orador mencionou o nascimento da Victória, filha do casal de formandos, Drs. Gislaine da Costa e Lucas de Paula Rios, dois dias antes da formatura …“Mesmo com esse momento conturbado e nebuloso nós conseguimos ter esperança… A Victória veio ao mundo para nos lembrar que mesmo nos tempos mais árduos temos que ter esperança no futuro”.

        Formandos – Os 28 novos concluintes do 6º Programa de Residência Médica e de Estágios  da Beneficência Portuguesa em seis áreas são:

       Anestesiologia: Daniel Ferreira Goyos, Érico Giachetta Gemignani, Omar Schirmer Klinsky, Fernando Ariel Velez Virues, Marco Antonio Schneider Límpias, Mario Justiniano Arauz, Mariela Prieto Niño de Gusmán e Ana Carola Hurtado Hoyos.

        Cardiologia: Eduardo Morales de Camargo,  Flávia Camila de Morais, Frederico do Rego Monteiro Cielici Dias e Gislaine da Costa.

        Clínica Médica: Àlvaro Frederico Neto, Ana Stella Flávio Simões, Bruna Benício Jales, Eduardo de Almeida Guimarães Nogueira, Fernando de Barros Camargo Oshiro, Gabriela Amim Kallouf Nogueira, Roberta Almeida Ramos e Wlamir Pestana Ursini Júnior.

        Cirurgia Vascular: Joeline da Costa, Lucas Fabri Pereira Ribeiro e Lucas de Paula Rios.

        Cirúrgica Básica: Luiz Guilherme Santos Maksoud e Michele de Almeida Santos Ariano.

        Radiologia e Diagnóstico por Imagem: Renato Stefan Bassotto Faria Lima e Rogério Cupolillo Reis.

        Entre os presentes à cerimônia, Dr. Elson Vidal Martins, gastroenterologista e hepatologia, neste ato representando o Grupo Angiocorpore, o cardiologista Roberto Alexandre Rocha Alves e os anestesiologistas Miguel Mercado Angel Gonzalez e Alex Martinez.

Confira algumas fotos do evento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer falar conosco? Mande uma mensagem!
Fale com nossos setores
Fale com os setores através do WhatsApp