Missa pelos profissionais da enfermagem e pelo dom da vida

Padre Gilson Prates

           A tradicional Missa em Ação de Graças ao Dia da Enfermagem realizada no último dia 12, data consagrada a estes profissionais, marcou o início de um dia de muita emoção na Beneficência Portuguesa. Cumprindo todos os protocolos devido a pandemia da covid-19, na Missa realizada na Capela Santo Antônio, uma revelação que colocou um ponto final a uma indagação que anualmente ocorre quando da celebração nessa data (12 de maio). Por que o celebrante se emociona?

         “Enfermeiro (a), seu carinho faz muita diferença, o seu toque transmite o carinho.  Você é uma dádiva de Deus na vida daqueles que precisam de sua dedicação…” Já, na primeira leitura proferida pela enfermeira Ângela Massing, gerente de Enfermagem do Hospital, a tônica da cerimônia eucarística daquele dia.

Diretora Maria de Lourdes dos Santos

         O celebrante Padre Gilson Aparecido Prates enfatizou que os profissionais da Enfermagem fazem muita diferença, sendo uma dádiva na vida daqueles que precisam de sua dedicação e citando a carta de São Paulo aos romanos (12,6 – 16b) pregou “Temos dons diferentes, de acordo com a graça dada a cada um de nós e se a graça é o serviço, pratiquemos o serviço…”.  

         Ao se referir ao carinho dos profissionais de enfermagem para com os pacientes, mirando o kit básico (esfigmomanômetro, estetoscópio e termômetro) desses profissionais, na ocasião junto ao altar da Capela Santo Antônio, Padre Gilson que tem em seu currículo curso técnico e pós graduação na área da saúde, respectivamente, Técnico em Enfermagem (técnico) e Bioética e Pastoral da Saúde (pós), teve a voz embargada pela emoção ao ressaltar a importância do serviço que tanto ajuda salvar vidas.

         Ao encerramento da Missa, representando a direção e o corpo clínico da Beneficência, a Diretora Maria de Lourdes dos Santos e o Diretor Técnico Dr. Mario da Costa Cardoso Filho, saudaram os profissionais homenageados em 12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem.

Diretor Técnico Mario Cardoso Filho

       “Meu sentimento em relação aos profissionais homenageados é que foram premiados com a dádiva de Deus e o Padre Gilson recebeu duas vezes esse dom, porque ele é técnico de Enfermagem, profissão que respeito, admiro e tenho o maior carinho porque sei quanto têm forte porque lidam com a vida e com a morte.  Sei muito bem o sentimento que passa em cada coração. O Dia da Enfermagem não é só o dia 12, mas são todos os dias vividos por eles, não só por conta da pandemia, mas pela profissão tão generosa. Quantas vezes vieram trabalhar com o coração apertado por conta do medo do momento que estamos vivendo. Tenho por vocês, muito carinho e gratidão” disse a Diretora Maria de Lourdes dos Santos.

     “Comemorando o segundo ano consecutivo de uma Semana de Enfermagem diferente, mais dolorosa, sofrida e na qual a Diretoria do hospital presidida por Ademir Pestana queria aplaudir as nossas enfermeiras, enfermeiros, auxiliares e técnicos de Enfermagem, baluartes de um sistema que com os médicos e outros profissionais de Saúde ajudaram-nos a construir no desalento deste ano. Ressaltamos a participação desses profissionais em fato que nos honrou a todos, o de não ter perdido até agora nenhum de nossos colaboradores para a pandemia. Isso é resultado da dedicação desse grupo que nesta casa se tornou uma família. Gente tratando da gente” proferiu Dr. Mario da Costa Cardoso Filho.

Confira outras fotos da Missa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer falar conosco? Mande uma mensagem!
Fale com nossos setores
Fale com os setores através do WhatsApp