O carinho do aplauso na Semana de Enfermagem

        Como demonstrar carinho sem um abraço? Sem um toque? Sem um presentinho, uma lembrancinha sequer?

        Na Semana da Enfermagem recentemente realizada na Beneficência Portuguesa, diferentes manifestações de carinho evidenciaram aos profissionais da área, o quanto são importantes, essenciais dentro do sistema de saúde.

Enfermeira Ângela Massing Siqueira

        Esse carinho foi mostrado de diferentes formas, das mais simples como um bom dia acompanhado de um sorriso às mais elaboradas como a quantidade enorme de mensagens, todas, imensamente significativas como explica a gerente de Enfermagem da Beneficência Portuguesa, Ângela Massing Siqueira, coordenadora do evento realizado na segunda semana deste mês de maio, quando a equipe de Enfermagem do hospital foi homenageada.

       Ângela ressaltou que a pandemia da covid-19 que continua mexendo com a vida das pessoas alterando seu cotidiano, também alterou a forma de celebrar datas importantes, entre elas o dia 12 de maio, Dia Mundial da Enfermagem. Assim, a palavra de ordem para não deixar de comemorar a data com o objetivo de apoiar, de reconhecer a importância do trabalho, principalmente de agradecer a estes profissionais, foi reinventar.

        “Encontrar diferentes formas de homenagear, de administrar o paradoxo estar juntos mantendo o distanciamento foi a tônica dessa Semana de Enfermagem quando além de aulas e a tradicional missa pelo Dia da Enfermagem, tivemos avaliações postural e nutricional, realizadas respectivamente pelas equipes de Fisioterapia e de Nutrição do hospital, e ainda, muita música e um elemento novo, introduzido à costumeira programação, o aplauso.      

        Foi emocionante de repente, ver esses profissionais sendo aplaudidos pelos corredores, à entrada do hospital, por todos os departamentos, inclusive por pacientes, sem contar os gestos de carinho através das mãos juntas em forma de coração e as mensagens carinhosas deixadas em murais.

      Os aplausos ecoando em nossos ouvidos provocaram arrepios, lágrimas de alegria, de emoção, tão diferentes das lágrimas que muitos de nós tem derramado ao longo da vida profissional ao acompanhar a dor de um paciente, a tristeza de familiares pela perda de entes queridos, situações agravadas com a pandemia” relatou a gerente de Enfermagem, emocionada e agradecida.

      Ela que há 21 anos iniciou seu trabalho na Beneficência como Técnica de Enfermagem e há 16, ao concluir o curso superior de Enfermagem foi reclassificada como Enfermeira, diz que além de agradecida à Diretoria do Hospital pela confiança no gerenciamento da equipe e pela adesão à programação da Semana de Enfermagem agradece ao trabalho e a parceria dos colegas.

Por onde passavam, profissionais
eram aplaudidos pelos colegas

    “Através de manifestações, tanto os diretores como os colegas de outros setores e até de outras instituições de saúde demonstraram seu apreço pela categoria, valorizando nosso trabalho. Passada a emoção, fica a certeza de que hoje, em meio a tantos desencontros por força da pandemia, fica claro que a valorização não necessariamente acontece através de bens materiais, porque quando nos deparamos ou lembramos de um paciente com o olhar embaçado pela dor, pela tristeza da ausência de um ente querido, nos damos conta da importância de sermos em muitos momentos, o único elo de ligação desse paciente com o mundo fora do hospital. Isso é fundamental”.

         A Semana de Enfermagem/2021 da Beneficência Portuguesa mostrou o quanto esses profissionais, enfermeiros, técnicos e auxiliares são importantes no dia a dia pela presença decisiva na vida de quem necessita de assistência à saúde básica.

Confira as fotos de alguns momentos da Semana de Enfermagem da Beneficência Portuguesa de Santos, deste ano, realizada no período de 10 a 14 p.p.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer falar conosco? Mande uma mensagem!
Fale com nossos setores
Fale com os setores através do WhatsApp